sexta-feira, 10 de abril de 2009

Não se assustem!!! Apenas leiam...


Quando era criança eu não havia percebido que todos me enganavam em relação a tudo que existe ou deixa de existir. Ainda me lembro que em um natal minha mãe me disse que papai noel viria me trazer um presente. Recebi aquilo com uma satisfação inteiramente pura e infantil. Era a noite em que eu iria fingir estar dormindo para entregar um presente ao papai noel. Como para provar ser merecedor de algum presente de natal, quis ajudar minha mãe no que estava fazendo no quarto. Entrei, ainda com a cabeça girando de tanta alegria, afinal era natal, e precisávamos ficar feliz. Minha mãe estava abaixada e guardando presentes em alguns pacotes grandes de papelão. Perguntei assustado o que era aquilo, e ela olhou para o fundo dos meus olhos dizendo a coisa mais marcante que eu já ouvira até hoje: "Meu filho, papai noel não existe". E foi o pior natal de minha vida. Mas claro que quando deduzi aos doze anos que não existia nenhum deus, o baque foi bem menor. A vida me mostrava toda sua pureza doentia em volta da minha família inquisidora. Acho que podemos considerar isso como o começo, e tenho esperança de tentar ver um dia as pessoas conversarem nas ruas e dizendo, "quando era criança, meus avós acreditavam em um deus". Para encerrar posso imaginar que algumas pessoas que lerem isso podem achar que estou atingindo-as diretamente, mas lembrem-se que tudo que penso a respeito de um Deus existir se deve a experiências de vida minha, e se em algum momento pensarem que já tiveram algo pior, não os julgo, pois minha vida não foi ruim, mas minha indignação com as pessoas que se dizem filhas de deus, conseguiram me fazer pensar assim. gostaria que vocês postassem suas opiniões, independente de suas religiões, pois o que fere a uns, fortalece outros. Apagarei comentários de fundo preconceituoso.

Um comentário:

  1. Na verdade, penso que tanto a fantasia quanto a realidade estão presentes em nossa vida e são necessárias para a constituição de nossa subjetividade. E não dá para separá-las "como a água e o vinho" pois ambas estão imbricadas. O que é real? O que é fantasia ou fé? O problema é que nem sempre estamos preparados para o momento em que irrompe essa descoberta...
    Um abraço!

    ResponderExcluir